MPC busca cooperação com Secretaria Estadual de Meio Ambiente

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, reuniu-se na manhã desta segunda feira (5) com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Sousa de Carvalho, para tratar de troca de informações e cooperação entre a Semar e o MPC sobre combate à desertificação e monitoramento dos efeitos da seca.

A reunião tratou da Lei 13.153/2015, que institui a Política Nacional de Combate à desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, além de uma ação nacional dos Ministérios Públicos de Contas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). No Piauí, a Semam baseia-se em pesquisas de monitoramento da seca, como o Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade), localizado em Gilbués. O município do sul do Piauí apresenta grandes áreas degradadas pela desertificação, mas também recebe iniciativas de revitalização do solo como o Projeto Viva Sucuruiú.

De acordo com o Procurador-Geral, o TCE está iniciando as atuações nas áreas de Meio Ambiente.