MPC-PI marcou presença em solenidades comemorativas em alusão aos 123 anos do TCE-PI

 

Encerrando as comemorações do aniversário de 123 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19, a Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito Conselheiro Josualdo Cavalcanti. Ao todo 16 pessoas receberam a honraria, sendo a Auditora de Controle Externo do TCE-PI, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho Sá, a indicada do Ministério Público de Contas (MPC-PI). A solenidade contou com a presença de autoridades piauienses, membros e servidores do Tribunal de Contas.

Os Procuradores de Contas estiveram presentes durante toda a programação de aniversário do TCE-PI que teve início com a palestra “Os Tribunais de Contas e o STF: Eficiência, Controle e Accountability”  do Ministro Luiz Fux, atual presidente do Supremo Tribunal Federal –STF. Em seguida, foi realizado o segundo Simpósio de Inteligência Institucional, o evento organizado pelo Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas (NUGEI), teve duração de quatro dias, com um total de 18 palestras.

Na segunda-feira, 15, a programação teve seguimento com a veiculação da segunda edição do “Café com a Presidência”, este ano em formato de podcast e veiculado pelo youtube. Na quarta-quarta, 17, foi realizada a inauguração da casa de resíduos sólidos e da guarita de segurança no prédio, com destaque para a inauguração do novo memorial da instituição e do lançamento do “Memória TCE Piauí”. Durante o evento foram apresentados o site do projeto, um documentário e um livro com as histórias e curiosidades sobre o Tribunal de Contas.

José Maurício Conti, professor da faculdade de Direito da USP, ministrou a palestra com tema “Desafios do Controle Externo na Sociedade Moderna”, na quinta-feira, 18, dando continuidade às comemorações. O palestrante também lançou os livros “Controle da Admiração Pública no Brasil” e “A luta pelo direito Financeiro”, este último tem como coautores Leandro Maciel, Procurador do MPC-PI e Donato Volkers Moutinho, Auditor do TCE-ES, lançado apenas em formato digital. Maurício Conti também foi agraciado com a honraria do Colar do Mérito do TCE Piauí por indicação do pleno da Corte de Contas.

Oficialmente o aniversário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí é no dia 28 de agosto, mas neste ano as comemorações foram adiantadas em razão das Olimpíadas dos Tribunais de Contas, que acontece entre 22 e 28 de agosto, em Natal-RN.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI).

Este conteúdo é restrito a membros do MPC/PI. Se você é um usuário existente, faça o login.

Login de Usuários