Procurador-Geral participa do Podcast “Pod+MPC”, idealizado pelo CNPGC, e fala sobre a atuação do MPC-PI

Para trazer um pouco mais de conhecimento acerca da trajetória e das atividades desenvolvidas pelo Ministério Público de Contas do Estado do Piauí, o POD+MPC conversou com o seu atual Procurador-Geral, Dr. Márcio André Madeira de Vasconcelos.

Ao falar sobre alguns fatos marcantes da história do Órgão ministerial, o Procurador destacou uma situação delicada enfrentada logo no início das atividades — “a austeridade na fiscalização promovida pelos Procuradores acabou gerando um certo desconforto e uma certa desconfiança no meio político, especialmente para aqueles gestores pouco comprometidos com a coisa pública. Tal fato gerou, inclusive, uma proposta de emenda constitucional para extinguir o recém-criado Parquet de Contas, o que, felizmente, não avançou por conta de uma dedicada atuação dos Procuradores, com a participação decisiva da AMPCOM e da OAB do Piauí”, recordou.

Dr. Vasconcelos também ressaltou que, a partir de 2005, com a posse de outros 3 membros, perfazendo um total de 5 Procuradores, o MPC-PI ganhou maior celeridade e eficiência na sua atuação.  “Passamos a atuar de maneira proativa na defesa da ordem jurídica, com interposição de representações e medidas cautelares, com vistas a evitar danos ao erário e, por consequência, tornar nossa atuação mais eficaz. Foi possível também uma maior interação com outros órgãos de controle, sendo inclusive, um dos órgãos signatários fundadores da Rede de Controle do Estado do Piauí”.

Sobre o relacionamento entre o MP de Contas e a população piauiense, o Procurador-Geral afirmou que graças à atuação independente e comprometida da instituição, esta recebe inúmeras denúncias que demonstram o reconhecimento e a confiança da sociedade em um órgão eficiente no combate à má gestão dos recursos públicos.

Clique aqui e ouça na íntegra o episódio #19 do POD+MPC.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público de Contas (CNPGC).

Este conteúdo é restrito a membros do MPC/PI. Se você é um usuário existente, faça o login.

Login de Usuários