MP de Contas solicita bloqueio bancário de Municípios inadimplentes na prestação de contas do exercício de 2018

O Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI) elaborou representação de bloqueio de contas bancárias contra 22 Prefeituras Municipais, 24 Câmaras Municipais, 02 Regime Próprio de Previdência Social – RPPS e 01 Consórcio Municipal por, segundo relatório de análise concomitante da Divisão de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM), estarem inadimplentes em relação a documentos que compõem a prestação de contas.

As representações propostas pelo órgão ministerial através do Procurador-Geral, Leandro Maciel, foram apreciadas e aprovadas por unanimidade em sessão plenária desta quinta-feira, 02, pela corte do Tribunal de Contas, que determinou o bloqueio bancários dos municípios até que os órgãos inadimplentes apresentem junto toda a documentação necessária para análise de prestação de contas do exercício de 2018.

Os órgãos administrativos do poder municipal apresentam pendências no envio de dados no que concerne à Documentação WEB, SAGRES Folha, SAGRES Contábil, M13, M14 e Balanço Geral dispostos na Resolução TCE nº 18/2016. Ressalte-se que o TCE encaminha anteriormente uma lista à APPM e AVEP detalhando os municípios e respectivos documentos pendentes para que as devidas providências sejam realizadas. O atraso constará na prestação de contas das citadas Prefeituras, Câmaras, RPPS e Consórcio.

Confira a lista dos Municípios com determinação de bloqueio:

RPPS:
Altos; e Lagoa de São Francisco.

Consórcio:
Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais.

Prefeituras Municipais:
Alagoinha do Piauí; Arraial; Barras; Bertolínia; Canto do Buriti; Gilbués; Juazeiro do Piauí; Lagoa do Sítio; Luís Correia; Luzilândia; Miguel Alves; Morro Cabeça no Tempo; Paes Landim; Pajeú do Piauí; Pimenteiras; Piripiri; Prata do Piauí; São Gonçalo do Gurguéia; São João da Varjota; São João do Arraial; São José do Piauí; e Sebastião Barros.

Câmaras Municipais:
Acauã; Agricolândia; Avelino Lopes; Barras; Bom Princípio do Piauí; Caridade do Piauí; Cocal dos Alves; Cristalândia do Piauí; Curral Novo do Piauí; Ilha Grande; Jacobina do Piauí; Jatobá do Piauí; José de Freitas; Madeiro; Marcolândia; Morro Cabeça no Tempo; Olho D Água do Piauí; Paulistana; Regeneração; Santo Inácio do Piauí; São Braz do Piauí; São Francisco de Assis do Piauí; São João da Varjota; e Simões.

ASCOM MPC-PI