MPC-PI homenageia Auditora em solenidade comemorativa dos 119 anos do TCE-PI

Procuradores de Contas e a Auditora de Controle Externo homenageada, Ângela Vilarinho.

Na manhã desta segunda-feira, 27, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí realizou solenidade para comemorar os 119 anos de sua criação. Na oportunidade, 14 personalidades foram agraciadas com a honraria da Medalha Colar do Mérito, em reconhecimento a serviços prestados ao controle externo e à administração pública.

Entre os condecorados, destaca-se a Auditora de Controle Externo, Ângela Vilarinho da Rocha e Silva, indicada pelo Ministério Público de Contas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na fiscalização da aplicação de recursos públicos estaduais. Na ocasião, a Auditora agradeceu a honraria e destacou que o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ela deve também ser estendido à sua equipe.

Auditora Ângela Vilarinho recebendo a honraria do MPC-PI através do Procurador-Geral Leandro Maciel.

“Há 25 anos faço parte do Tribunal de Contas do Piauí, onde iniciei como Técnico de Controle Externo e após alguns anos ingressei como Auditora. Neste período, pude acompanhar tanto a evolução na estrutura física do órgão, como o avanço nos trabalhos desenvolvidos. O progresso teve como consequência o sucessivo incremento do retorno social, o qual representa um estímulo ainda maior para nós auditores perseverarmos em nosso labor.
É uma honra ter sido indicada para receber o Colar do Mérito do TCE-PI e muito me dignifica fazer parte de um grupo de auditores responsáveis que atuam incansavelmente no combate à corrupção e no desperdício de recursos públicos. Destaco que este reconhecimento deve ser dividido com uma equipe comprometida que une esforços para atuar com zelo e dedicação no serviço à sociedade. Por fim agradeço ao Ministério Público de Contas por esta honraria, o qual é composto por seleto corpo do mais alto gabarito técnico e moral. Essa congratulação engrandece o nosso papel como Auditor de Controle Externo e serve de incentivo para aperfeiçoarmos ainda mais o desempenho de nossas funções”, ressaltou.

Vale ressaltar que o TCE-PI foi primeiro Tribunal de Contas Estadual do país, criado e instalado em 28 de agosto de 1893, no Governo de Coriolano de Carvalho e Silva. Foi extinto na Revolução de 1930 e recriado em 24 de maio de 1946, após o fim da Ditadura do Estado Novo, no 1º Governo de Getúlio Vargas.

Ainda durante a solenidade, o presidente do TCE-PI, Olavo Rebêlo, agradeceu todo corpo técnico que compõe o Tribunal de Contas. “É tempo de agradecimento. Quero agradecer todos os segmentos que compõem o Tribunal de Contas pela seriedade e empenho na execução das atividades que regem esta casa”, finalizou.

Mesa de honra – Solenidade dos 119 anos do TCE-PI.

Também foram agraciados com a honraria, o professor Bernardo Pereira de Sá Filho, o professor Carlos Evandro Martins Eulálio, o advogado Celso Barros Coelho, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Filho, do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE); e o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Além do jornalista e radialista Domingos Bezerra Filho, a superintendente da Controladoria-Geral da República no Piauí, Erika Lemância Santos Lôbo; os empresários Jesus Elias Tajra e Jorge Batista da Silva Filho, a promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Maia Carvalho, a artista plástica Maria Nazareth Maia Rufino Mcfarren, o auditor fiscal Philippe Salha e a professora Tatiana Martins Camarão.

Procurador-Geral do MPC-PI e Conselheira Waltânia Alvarenga ao lado de convidados e homenageados.

Procuradora Raïssa Rezende, representando a Escola de Contas, entregando a honraria ao servidor do TCE-PI, Bernardo Pereira.

Procurador-Geral do MPC-PI, Leandro Maciel.

Subprocurador-Geral do MPC-PI, Pinheiro Júnior.

Procurador Márcio Vasconcelos, prestigiando o evento.

Procuradora Raïssa Rezende.