Nova Lei de Licitações e Contratos: Portal Nacional de Contratações Públicas prevê maior publicidade e transparência


O Plano Nacional de Contratações Públicas (PNCP), lançado nesta segunda-feira, 09, é uma plataforma desenvolvida para atender o art. 5º da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC), que trata da publicidade, transparência e interesse público, e tem como objetivo integrar as unidades de compras de todos os entes federados – União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

As principais finalidades do PNCP é promover a divulgação de informações como planos, catálogos, editais, avisos, atas, contratos e demais atos administrativos relevantes, inclusive relatórios de desempenho; propiciar o aperfeiçoamento, a modernização e a eficiência das compras públicas e possibilitar ao cidadão maior transparência no acompanhamento das aquisições realizadas pelos entes públicos.

O PNCP permitirá administrar melhor as informações sobre os processos; ampliar a competição; fortalecer a relação preço e qualidade; fomentar a participação; auxiliar o controle social; incentivar a inovação e aprimorar o sistema nacional de compras públicas.

As plataformas digitais que fornecerão os dados para publicação, representando os órgãos públicos e entidades, deverão ser previamente credenciados no sistema disponível no site próprio do Plano Nacional de Contratações Públicas.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI).

Este conteúdo é restrito a membros do MPC/PI. Se você é um usuário existente, faça o login.

Login de Usuários