Pinheiro Júnior é empossado para exercer o cargo de Procurador-Geral do MPC-PI

Tomou posse para exercer o cargo de Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC-PI) na manhã desta quinta-feira, 21,  José Araújo Pinheiro Júnior, em substituição ao Procurador Leandro Maciel do Nascimento.

Pinheiro Júnior assumirá o cargo a partir do dia 01 de junho de 2020 o qual ficará responsável até 31 de maio de 2022, completando o biênio 2020/2022. A posse ocorreu virtualmente na sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado, atendendo a solicitação de isolamento social por conta da pandemia causada pelo novo coronavirus (Covid-19).

Durante a sessão o presidente da Corte de Contas, Abelardo Vilanova, declarou a posse do novo Procurador-Geral e agradeceu o Procurador Leandro Maciel pelo trabalho desenvolvido frente ao órgão ministerial. Leandro Maciel também foi parabenizado por todos os Conselheiros e Advogados que participaram da sessão pela cordialidade com a qual sempre atuou diante dos debates da Corte.

No breve discurso de posse, Pinheiro Júnior ressaltou a eficiência do Procurador Leandro Maciel e agradeceu a nomeação por parte do Governador. Destacou também a importância de um Tribunal de Contas forte e eficiente, bem como o Ministério Público de Contas.

Confira o discurso do novo Procurador-Geral do MPC-PI, José Araújo Pinheiro Júnior, na íntegra:

É a primeira vez em toda a história do Tribunal de Contas do Estado do Piauí que nós temos uma posse virtual, por videoconferência. Fizemos esse pedido através do Procurador Geral Dr. Leandro Maciel considerando que o início do exercício começa no dia primeiro de junho e a necessidade dessa posse formal através de sessão plenária especial.

Estava prevista para a semana passada, mas por conta da quantidade de processos ficou para hoje e a gente pediu pra ser colocada no início do expediente com a certeza que vocês têm muitos processos para discutir hoje. Então, agradecer ao Presidente por ter essa deferência em antecipar essa posse, ratificar as palavras do Procurador Geral Dr. Leandro Maciel que além de conduzir com eficiência a gestão do Ministério Público de Contas nesses dois anos ainda conseguiu concluir o seu doutorado. Parabéns para ele pelo doutorado concluído.

Agradecer também a todos os Conselheiros e Conselheiros Substitutos, servidores pelo apoio que foi dado para a gestão do Dr. Leandro Maciel e desejar também para todos nós que possamos passar por esse momento difícil que estamos passando e com relação a condução do Ministério Público de Contas, primeiro também devo agradecer a nomeação por parte do Governador e a todos aqueles que contribuíram de forma direta e indireta para essa nomeação.

Espero contar e tenho certeza que conto com o apoio de todos os procuradores que compõem o Ministério Público de Contas, Dr. Leandro Maciel, Dra. Raïssa Rezende, Dr. Márcio André e Dr. Plínio Valente, com todo corpo de servidores mantendo esse contato permanente com todos os membros do Tribunal de Contas na pessoa dos Conselheiros e Conselheiros Substitutos e dos servidores.

Como já falei em várias oportunidades ao Ministério Público de Contas importa um Tribunal de Contas forte e eficiente da mesma forma que para o Tribunal de Contas importa também um Ministério Público de Contas forte e eficiente.

Atendendo o pedido do Conselheiro Abelardo, do Presidente, fazendo de modo mais rápido possível as minhas palavras, agradeço a todos e obrigado pela antecipação da posse”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério Público de Contas do Estado do Piauí (MPC-PI)