Seguindo parecer ministerial, primeira câmara reprova contas do município de Brasileira

O Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI) teve parecer acatado pela Primeira Câmara do TCE-PI na prestação de contas do município de Brasileira, exercício de 2012, na manhã desta terça-feira, 16.

O Conselheiro relator do processo, Kennedy Barros, votou, sendo posteriormente aprovado por unanimidade, pela reprovação das contas de governo e irregularidade nas contas de gestão dos gestores Francisco de Assis Amado Costa e Francisco Wilson Amaral Aguiar. Em relação aos fundos (FUNDEB, FMS, FMAS), os gestores responsáveis no período tiveram suas contas julgadas regulares com ressalvas com aplicação de multa de 300 Unidades Fiscais de Referência do Estado do Piauí (UFR-PI).  Os gestores da Câmara Municipal e da Unidade Municipal de Saúde também tiveram contas julgadas regulares com ressalvas com aplicação de multa que varia de 100 a 200 UFR. Entre as principais falhas, destaca-se o atraso na prestação de contas do referente ano e a má aplicação do erário público.

Na mesma sessão, a Primeira Câmara também acompanhou o parecer ministerial e aprovou com ressalvas as contas do Hospital Areolino de Abreu, exercício financeiro de 2014.

Confira o resultado do julgamento do processo de Brasileira-PI:

Prefeitura Municipal de Brasileira-PI, exercício de 2012:

Contas de Governo – Gestor Francisco de Assis Amado Costa: Reprovada

Gestor Francisco Wilson Amaral Aguiar: Reprovada (com aplicação de multa)

Contas de Gestão – Gestor Francisco de Assis Amado Costa: Reprovada

Gestor Francisco Wilson Amaral Aguiar: Reprovada (com aplicação de multa)

FUNDEB- Gestora Marise Meneses de Brito Costa: Regular com ressalvas (Multa 300 UFR)

Gestor Francisca das Chagas Olímpio de Melo Batista: Regular com ressalvas (Multa 300 UFR)

FMS- Gestora Maria Rosinete Moreira de Sousa Costa: Regular com ressalvas (Multa 300 UFR)

Gestora: Rychella Trycia Meneses Martins: Regular com ressalvas (Multa 300 UFR)

FMAS: Gestora Patrícia Pimentel Cerqueira : Regular com ressalvas (Multa 300 UFR)

Gestora: Maria Pimentel de Carvalho: Regular com ressalvas (Multa 300 UFR)