9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção

Nesta segunda-feira, 09, celebra-se o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data representativa foi escolhida por ter sido o dia em que as Nações Unidas assinaram a sua histórica Convenção contra a Corrupção no ano 2003.

Esta convenção é composta por 71 artigos, divididos em 8 capítulos, dentre os quais ressaltam-se quatro que tratam sobre a prevenção, penalização, recuperação de ativos e cooperação internacional. Leia mais sobre a Convenção

Entidades de todo o país têm o dever de mobilizar-se para que a corrupção seja combatida. O Ministério Público de Contas do Piauí fiscaliza o erário público estadual e municipal a fim de evitar a corrupção. Ressalte-se que a participação e contribuição da sociedade são fundamentais para a eficácia desta fiscalização. Nesse sentido, foi disponibilizado o e-mail institucional mpc@tce.pi.gov.br para receber denúncias, mantendo-se o sigilo sobre a identidade do denunciante.

Segundo o Procurador-Geral do MPC, Márcio André Madeira de Vasconcelos, apesar da importante data, não há muito o que comemorar visto que o país vem sendo exposto internacionalmente com escândalos envolvendo atos de corrupção.

“Essas questões devem ser amplamente divulgadas para que cada vez mais a sociedade tome ciência dos escândalos de corrupção que acontecem no Brasil e que possam exercer seu papel de controlador social. Quanto a nós, servidores públicos que atuam nessa área, o desafio é imenso para dar uma resposta à sociedade na promoção de ações mais efetivas no combate à corrupção.”, ressalta o Procurador Márcio André.