Ministério Público de Contas do Piauí completa 23 anos de instalação

 

O Ministério Público de Contas, celebra hoje, 26 de agosto, 23 anos de instalação no Estado do Piauí. Oficialmente o órgão foi instalado no ano de 1998 com a posse de três Procuradores de Contas para ser uma instituição permanente, ou seja, que não pode ser suprimida por outro poder.

Atuando junto ao Tribunal de Contas, o MPC-PI possui funções indispensáveis para o funcionamento do aparelho estatal e para a Administração Pública do Estado e dos Municípios, tais como defender a ordem jurídica, o regime democrático de direito e os interesses sociais e individuais. Também fica sob sua responsabilidade a fiscalização e o controle externo contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial do Estado.

Dentre as ações estão: a emissão de pareceres em todos os processos, a participação em todas as sessões realizadas pelo TCE, a interposição de recursos previstos em lei, proposição de incidentes processuais, inclusive o de inconstitucionalidade, apresentação de medidas cautelares, representação quando do conhecimento de irregularidades na gestão pública, expedição de notificações de recomendação, defesa do cumprimento das decisões do Tribunal de Contas, requisição de documentos e informações entre outras medidas que estão previstas em lei.

Clique aqui e conheça a história do Ministério Público de Contas do Piauí acessando a cartilha digital.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Contas do Piauí – MPC-PI.

Este conteúdo é restrito a membros do MPC/PI. Se você é um usuário existente, faça o login.

Login de Usuários