MPC alerta cidadãos sobre transparência nas contas públicas

A lista de gestores com contas irregulares do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), em concordância com o Ministério Público de Contas, será divulgada em julho. Esta ação foi implantada desde o ano de 2015 para que a sociedade esteja ciente sobre o controle de gastos da gestão de seu município mensalmente. De acordo com Procurador Geral do MPC, Plínio Valente, está medida é muito importante para as escolhas no período eleitoral.

“A partir disto, desta fiscalização e divulgação de gestores com contas irregulares, é que a sociedade pode estar orientando seu voto. Não adianta só o Ministério Público fiscalizar, o cidadão precisa participar, pois ele é que tem um contato mais direto com aquela irregularidade, com aquela imperfeição na gestão pública. Todas as consequências dessa má administração pública quem sofre é o cidadão”, esclarece.

O Procurador ainda relata que todos os órgãos de controle externo estão engajados no combate a má gestão, todos atuantes em suas instâncias para que haja agilidade no processo de fiscalização.  “A proposta para este ano é a fiscalização concomitante. Fiscalizar e agir no momento em que a irregularidade estiver sendo cometida, não deixar para julgar no ano seguinte”, conclui Plínio.

 

Este conteúdo é restrito a membros do MPC/PI. Se você é um usuário existente, faça o login.

Login de Usuários