MPC participa de lançamento de revista que destaca trabalho de auditor

A Associação dos Auditores Fiscais de Controle Externo e dos Assessores Jurídicos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou nesta quarta-feira (22), o lançamento da revista “Controle Externo Brasileiro em Revista”, editada pela Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc). Durante o evento,foi destacadas a importância do trabalho do auditor de Controle Externo para a fiscalização dos recursos públicos e para a efetividade da gestão pública.

O lançamento ocorreu na Escola de Gestão e Controle (EGC), e contou com a presença do presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, e do presidente da Fenastc, Amauri Perusso. O conselheiro-substituto Delano Câmara e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, também estiveram presentes. O presidente da Associação dos Auditores do TCE-PI, José de Jesus Cardoso da Cunha, disse que o lançamento da revista no Piauí objetiva divulgar a publicação como canal de difusão das questões relacionadas ao controle externo.

DSC_0388

O presidente da Fenastc, Amaury Perusso, disse que a proposta da revista é se tornar um veículo de debates e ideias sobre o papel dos Tribunais de Contas como instrumento efetivo de controle da gestão pública e de combate à corrupção e outras irregularidades no setor público do país. O presidente do TCE-PI, Luciano Nunes, falou de inovações implementadas pelos Tribunais de Contas e destacou que cada vez mais a ação preventiva tem sido priorizada como forma de evitar desvios de conduta na gestão pública.

Membros do Ministério Público de Contas estiveram presentes no lançamento da revista. Durante o evento, o Procurador Geral do Ministério Público, Plínio Valente, parabenizou a iniciativa. “É louvável essa propagação de ideias, essa construção e consolidação da carreira de auditor”, disse ele. Plínio ainda relatou que é muito importante uma das ideias constadas na revista, que fala sobre o relatório cidadão, onde a sociedade tem acesso claro e fácil às ações do Tribunal.

Os auditores José Inaldo de Oliveira, Diego Reis e Paulo Sérgio Castelo Branco falaram sobre o papel do auditor de controle externo e a relevância dele para a correta aplicação dos recursos e a eficiência da gestão pública. Citaram vários casos em que a intervenção do auditor se torna essencial para evitar desvios e malfeitos. “O auditor de controle externo é o guardião da responsabilidade fiscal, da probidade administrativa e da eficiência da gestão pública”, resumiu Inaldo Oliveira.

DSC_0381

Este conteúdo é restrito a membros do MPC/PI. Se você é um usuário existente, faça o login.

Login de Usuários