A Sessão Plenária desta quinta feira (13) aprovou um pedido de Audiência Pública sobre Implementação das políticas públicas no combate à desertificação e o uso do instrumento da Adutora do Sertão. A Audiência acontecerá no dia 21 de agosto às 9 horas da manhã no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
A desertificação é um processo de degradação ambiental de ação humana que acontece em áreas secas e semiáridas e provoca perda de fertilidade do solo e escassez de recursos hídricos. No Piauí, este processo acontece na região do município de Gilbués, no sul do Estado, e tem como consequência a degradação dos principais rios da região – Gurguéia e Uruçuí Vermelho.
A proposta foi feita pelo Procurador-Geral do Ministério Púbico de Contas (MPC-PI), Plínio Valente, e tem como objetivo trazer discussões sobre políticas públicas para o combate e prevenção da desertificação no Piauí, como o projeto da Adutora do Sertão. A proposta da Adutora é tida como uma alternativa viável para o uso dos carros-pipa como forma de sanar os problemas de abastecimento de água nesta região, que abrange mais de 50 municípios piauienses.
A desertificação é um processo de degradação ambiental que acontece em áreas secas e semiáridas e provoca perda de fertilidade do solo e escassez de recursos hídricos. Este processo acontece na região do município de Gilbués, no sul do Estado, e tem como consequência a degradação dos principais rios da região – Gurguéia e Uruçuí Vermelho.
O TCE deverá convidar representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Associação Piauiense Municípios (APPM), do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC) e de estudiosos do tema.
Este conteúdo é restrito a membros do MPC/PI. Se você é um usuário existente, faça o login.