TCE realizará Audiência Pública de desertificação e recursos hídricos na próxima segunda

Área desertificada em Gilbués. Foto: SEMAR

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí realizará na próxima segunda feira (21) às 9 da manhã no Plenário uma Audiência Pública sobre Implementação de políticas públicas no combate à desertificação. A audiência discutirá providências como a formulação de estratégias entre o Estado do Piauí e Municípios para combate à desertificação e o desenvolvimento de atividades produtivas de manejo sustentável.

No caso do Piauí, a desertificação na região do município de Gilbués é reconhecida mundialmente como uma das áreas mais degradadas por esse problema, causado sobretudo devido ao impacto das atividades humanas e torna os solos inférteis e vulneráveis.

A audiência discutirá também o aproveitamento dos Recursos Hídricos e o uso da Adutora do Sertão como alternativa viável para problemas de abastecimento de água em 51 municípios na região sul do Estado. Foram convidados pesquisadores da área, gestores de órgãos ambientais, Procuradores-Gerais de Contas dos MPC do Nordeste e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, municipais, estaduais e federais.