CNPGC lança projeto de integração dos MP de Contas do Brasil

Na manhã desta quinta-feira, 10, a Procuradora e Corregedora do Ministério Público de Contas do Piauí, Raïssa Rezende, representou formalmente, através da portaria 01/2023, o Procurador-geral Márcio Vasconcelos na reunião coordenada do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) realizada na sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília.

A ocasião reuniu representantes do MP de Contas brasileiro para debater metas de integração das instituições, entre elas o lançamento da “Rede MPContas” constituído a partir de um acordo técnico de cooperação entre o Ministério Público de Contas da União (MPTCU) e o CNPGC.

A “Rede MPContas” visa estimular a produção de conhecimento e consolidar a conexão entre essas instituições, promovendo, entre outras ações, o compartilhamento de banco de dados e sistemas, facilitando a obtenção, sistematização e gerenciamento de informações relacionadas à atuação dos Ministérios Públicos de Contas.

No lançamento do projeto a Procuradora- Geral do MPTCU, Dra. Cristina Machado, ressaltou sobre a eficácia da plataforma “LabContas”, que será utilizado para difundir as informações.

“Destaco a contribuição à Rede prestada pela Unidade de Auditoria Especializada em Métodos e Inovação para o Controle do TCU, a AudInovação, que proporcionou suporte para que fosse disponibilizado aos integrantes da Rede MPContas a plataforma digital denominada Laboratório de Informações de Controle (LabContas), que reúne bancos de dados da Administração Pública, além de ferramentas de análise de conteúdo capazes de auxiliar os Ministérios Públicos em ações de controle e acompanhamento da gestão pública.

Saliento, também, que a Rede MPContas almeja não apenas ser um repositório de dados a serem acessados pelos seus partícipes, mas se tornar uma verdadeira rede de informações, em que seus membros interagiam ativamente, com vistas ao aprimoramento da integração institucional, contribuindo para o combate à má gestão de recursos públicos, sempre em busca da lisura e da eficiência da Administração”, pontuou.

A proposta da Rede MPContas será apresentada pela Procuradora Raïssa Rezende aos demais membros do MPC Piauí para que seja analisada a possibilidade de adesão.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Contas do Piauí.

Ascom| MPC-PI
Telefone: (86) 3215.3876
E-mail: comunicacao@mpc.pi.gov.br
Redes sociais: @mpcpiaui

Este conteúdo é restrito a membros do MPC/PI. Se você é um usuário existente, faça o login.

Login de Usuários